Pela mão da menina Florinda, menina curiosa e ávida de conhecer a natureza e o mundo, entramos no Bosque da Luz. Uma luz que tanto é a luz do sol como é a luz do conhecimento e do saber.
Durante o seu percurso pelo bosque, acompanhada pela Joaninha, a menina vai criando amigos nos seres da floresta, como a Raposa, o Melro, a Rã, o Peixe Azul, a Borboleta e a Coruja, que lhe dão prontamente a sua amizade, ao mesmo tempo que lhe falam da energia da Natureza, mas também da energia que existe dentro de cada um de nós, para cujo despertar o nosso corpo possui uns botões de luz e energia – os Chakras – que só temos de aprender a usar.
Num dia muito intenso, muito feliz, muito especial, a Florinda conhece muitos amiguinhos novos, mas também muitas coisas novas e coisas muito importantes. E fica a saber as portas da luz, do Bosque da Luz, as portas do conhecimento se tinham aberto para ela. E quando sabemos, quando conhecemos, tudo fica diferente, tudo tem mais cor e a vontade de conhecer, de saber mais, nunca mais para...