Biografia
Nascido a 11 de Abril de 1968, em São Martinho do Campo, concelho de Santo Tirso, Cidálio Castro concluiu o liceu e, depois de integrar o mercado de trabalho na área de contabilidade e finanças, fez um longo percurso de autodidata, sempre norteado pela curiosidade e pela busca do conhecimento, através da leitura, da escrita e das artes (cinema, música, teatro, tertúlias, workshops, campos de férias), suplantando pela sua vontade os limites impostos pelas condições socioeconómicas de então, que não lhe permitiram ingressar no curso superior de Jornalismo – a sua grande aspiração académica.
Ao mesmo tempo que exerce a sua atividade profissional, tem desenvolvido um longo trajeto no movimento associativo, recreativo e comunitário, com um registo vasto de participação na vida de associações, quer como elemento ativo, quer como membro dos órgãos sociais, designadamente grupo de jovens, grupo coral, rancho folclórico, associação de pais, escola de música, secretário da Assembleia Geral da “AS – Associação de Solidariedade”, membro do Conselho Geral duma escola secundária, entre outras. Exerceu, ainda, funções de subdirector, director e corrector num jornal regional durante oito anos, tendo publicado uma série de artigos de opinião, crónicas e editoriais que versam sobre temáticas diversificadas. De destacar, também, algumas atividades de índole política, com ocupação de alguns cargos em órgãos autárquicos, nomeadamente Secretário de Assembleia de Freguesia durante oito anos e, neste momento, Tesoureiro numa Junta de Freguesia.
Publicou, em Março de 2013, o seu primeiro livro "Sintagma de mim... Fragmentos de Nós" – já com duas edições esgotadas e tem para publicação, no início de 2016, a sua segunda obra poética “Anatomia das Palavras”, tendo participado, também, em várias Antologias Poéticas.
Atento às realidades temporais que, como diz, “… estão-me na derme”, tem duas filhas e encontra na família o seu habitáculo acolhedor, onde busca a todo o instante o tónico para o seu equilíbrio e o estímulo para prosseguir.