Mosaico De Palavras

Autores

Suppliers

No supplier

SER Intérprete de Língua Gestual Portuguesa

SER Intérprete de Língua Gestual Portuguesa
ISBN:978-989-8682-27-7;

Mais detalhes


13,00 € tax incl.

Disponibilidade:

9 artigos em stock


Uma apaixonada partilha

 

Corria o ano de 1991 quando a RTP Porto decidiu apostar no programa “Bom Dia Portugal” e me lançou o desafio de o apresentar com Manuel Luís Goucha. Um programa que juntava informação e entretenimento. Era toda uma manhã de televisão, cinco horas em direto em que, de meia em meia hora, tinha notícias do dia a dia que me cabia apresentar.

Numa iniciativa louvável, os responsáveis da RTP decidiram que nesses espaços de informação devia estar uma intérprete de língua gestual. Fui, por isso, dos primeiros profissionais de televisão a contactar com esta realidade, pois ao meu lado, na mesa onde apresentava as notícias, sentava-se a Amélia, uma empresária que tinha na língua gestual uma paixão e sobretudo uma dádiva aos outros.

Quando me convidaram a prefaciar este livro, lembrei-me desses tempos e da Amélia, do esforço que ela fazia para todos os dias estar de manhã bem cedo na RTP para oferecer aos telespectadores surdos a paixão do seu trabalho. Todos os dias, de segunda a sexta, eu falava, a Amélia traduzia.

O esforço e a paixão que ela sentia, e julgo que ainda hoje sente, é o mesmo que os autores deste livro, seguramente, oferecem à sociedade. Mas não apenas à comunidade que vive com essa desvantagem (ou vantagem, quem sabe?) de não ouvir mas sobretudo aos profissionais que se dedicam a esta causa e para a qual trabalham de alma a coração.

Apesar do contacto privilegiado que tive nessa altura com a língua gestual, e da enorme satisfação que tinha em apresentar um programa que não se esquecia daqueles que não podem ouvir, é com alguma angústia que verifico agora, mais de vinte anos depois, que os problemas desta comunidade não se cingem apenas aos que não ouvem mas também aos profissionais desta verdadeira arte de serem mediadores para uma sociedade distante, que só se mobiliza para os verdadeiros problemas quando a realidade lhes bate à porta familiar.

Eu falo por mim e contra mim. Não me passou jamais pela ideia que estes profissionais são os que mais sofrem de doenças músculo-esqueléticas. Nunca dei por mim a refletir na responsabilidade ética de cada um destes profissionais ou simples

apaixonados pela língua gestual. Nunca imaginei que um intérprete de língua gestual seja olhado com desconfiança numa escola e tido como um intruso.

Por isso, este é muito mais que um livro. É mais uma vez a dádiva e a paixão que um grupo de trabalho decidiu partilhar para apurar o profissionalismo e a qualidade de uma imensa comunidade que faz da língua gestual uma ferramenta para nos tornar todos mais próximos uns dos outros.

Um verdadeiro manual que devia circular pelas escolas, instituições, empresas, e merecer do poder decisor a necessária atenção para que a expressão “todos diferente-todos iguais” não seja apenas uma ilusão.

 

Obrigado pelo vosso trabalho. Obrigado pelo vosso profissionalismo. Obrigado pela vossa partilha.

 

Júlio Magalhães

Carrinho  

(Vazio)

Obras Recentes

Neste momento não existem novidades

Promoções

Não existem promoções no momento

Poesia Cláudia Isabel Irene Lamolinairie Sandra Pinto Romance Maria Ramajal Jorge Carolina Alves Helder Magalhães Fernando Neto Andreia Carneiro Conceição Bernardino

PS Cumulus Flash tag cloud adapted from the Wordpress original by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better. Ported by ecartservice.net.