Mosaico De Palavras

Newsletter

Autores

Aprender a Escrever

Aprender a Escrever

ISBN:  978-989-8253-42-2

Mais detalhes


5,00 € tax incl.

Disponibilidade:

10 artigos em stock

Lista de Desejos

Programa lealdade Artigo sem pontos incentivo. Os seus pontos incentivo.



A escrita é uma actividade cognitiva complexa, uma vez que não é uma habilidade espontânea: exige trabalho e reflexão.

Para que os alunos escrevam melhor, tanto eles como os professores terão que conhecer o processo de escrita.

Assim, qualquer produção textual deverá passar por estas três fases: a planificação, a redacção e a revisão.

É ao nível da redacção que se centra este nosso estudo.

Escrever não poderá ser uma mera sucessão de frases e parágrafos. Construir um texto exige que se obedeça a determinadas características que garantem a sua unidade de sentido: o encadeamento de conceitos ou ideias e os processos que organizam as palavras na frase. Assim sendo, a coesão e a coerência são os factores fundamentais da conectividade textual.

A produção de um texto coerente não é o dom exclusivo de uma minoria, mas uma capacidade ao alcance de qualquer sujeito alfabetizado a quem sejam propiciadas condições de aprendizagem adequadas.

A possibilidade de a escrita ser ensinada / aprendida na aula de língua portuguesa, espaço por excelência deste processo, pressupõe o conhecimento e a mobilização de meios pedagógico-didácticos adaptados ao desenvolvimento da capacidade de expressão escrita.

Desta forma, no presente estudo, analisam-se os mecanismos de estruturação textual, nomeadamente, os elementos e os processos que garantem a coesão e a coerência de um texto em alunos do sétimo ano de escolaridade e aplica-se uma estratégia de ensino da escrita baseada na facilitação do procedimento com o objectivo de desenvolver a capacidade de escrever.

 

Carrinho  

(Vazio)